terça-feira, 24 de agosto de 2010

Essencial Jales

Módulo 1

Olá Professores,

Neste Módulo, participamos de leituras, discussões e produção de material sobre o "Trabalho com Projetos".

Aproveitem este momento para refletirem sobre a seguinte questão: Como os projetos podem ajudar meus alunos a atenderem os conteúdos e desenvolverem as habilidades do Século XXI?


Aguardo a participação de todos vocês!


Braz

9 comentários:

  1. O mundo está girando cada vez mais rápido. As informações chegam até nós através de diversas mídias e em alguns casos, em tempo real. O que fazer com tanta informação? Será que tudo que ensinamos hoje aos nossos alunos será de fundamental importância para o seu futuro? Ou outras novidades virão e precisarão ser compreendidas? O que hoje é relevante, amanhã poderá ser obsoleto e, novas aprendizagens se farão necessárias. Portanto os alunos precisam desenvolver autonomia para que eles venham ter capacidade de continuar aprendendo sempre, por toda vida. É aí que acredito que os projetos irão ajudar meus alunos a desenvolverem competências e habilidades do séc XXI, como: pesquisar, analisar, selecionar informações relevantes, fazer comparações, fazer inferências, dar opinião, ser crítico ,solidário, ter capacidade de resolver problemas que lhes são propostos, como também os de seu cotidiano. Porém, vale lembrar que o professor é insubstituível. Sem a sua mediação, os alunos não terão sucesso. É como morrer de sede em frente ao mar. Cristina.

    ResponderExcluir
  2. Os conteúdos das disciplinas não podem mais continuar sendo aprendidos de maneira estanque, como se não tivessem relação entre si, assim os projetos são relevantes, porque possibilitam uma inter-relação entre as áreas do conhecimento, por meio de um tema que pode ser abordado pelas disciplinas.
    Outro fator importante é que através deles também podemos desenvolver habilidades e competencias comuns entre as disciplinas.
    O projeto também pode ser um facilitador para a compreensão do conhecimento, uma vez que, um tema pode ser abordado em diversas perspectivas, isso faz o aluno entender que a aprendizagem não se "esgota" e pode ser explorada em aspectos diferentes.
    Estamos vivenciando a era do conhecimento, a qual exige que tenhamos uma postura de aprendentes continuos, pois não existe mais as "verdades absolutas", todo conhecimento produzido é muito dinâmico e provisório, daí a necessidade de atualização e desenvolvimento constante, para sabermos resolver as situaçoes- problemas de nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente, com todo o avanço tecnológico e a rapidez com que as informações circulam é extremamente importante que os jovens do século XXI desenvolvam habilidades de pensamento criativo e critico, tenham rapidez na tomada de decisões e resolução de problemas, e que sejam competentes na fluência, observação, exploração, classificação e geração de hipóteses, e acima de tudo sejam jovens colaborativos e que saibam socializar suas idéias, pois os mesmos estão sendo introduzidos em uma economia global onde serão desafiados a analisar a informação, colaborar e comunicar suas idéias usando uma estrutura tecnológica organizacional em constante transformação. Diante disso, hoje, o aluno é o elemento central do processo de ensino e o trabalho com projeto em um ambiente de aprendizagem centrado no aluno propicia aos jovens o desenvolvimento de novas habilidades e melhora no desempenho do aluno e professor, pois assim é possível desenvolver atividades práticas, com tomadas de decisões, trabalho em grupo e auto-reflexão. Além disso, através do trabalho com projeto que está ligado ao mundo real, podemos definir objetivos importantes de aprendizagem, com estratégias de ensino variadas, que envolva diversos tipos de avaliação, em que os alunos demonstram o conhecimento através de um produto ou de seu desempenho.

    ResponderExcluir
  4. Não dá pra conceber o mundo atual sem as tecnologias. As coisas se processam com uma velocidade espantosa, ao ponto de ver em tempo real qualquer notícia ou informação em qualquer parte do mundo, ou até no mais profundo da terra. Apesar de todo este avanço tecnológico, ainda há quem prefira viver desconectado da realidade, ou do mundo virtual. Trabalhar com projetos é organizar as ideais e coloca-las em prática, com ações que visam facilitar a exploração deste mundo moderno que abrigará cada vez mais os experts, corajosos e curiosos do Séc XXI.

    ResponderExcluir
  5. Dentre as constantes e rápidas transformações que vivenciamos,causadas pela evolução, o avanço tecnológico tem se destacado.Dentro desse contexto as informações também seguem o mesmo ritmo e a educação por sua vez não pode ficar alheia a tudo isso por ser de relevante função na "filtragem" dessas informações e no processo de sua utilização.Para isso precisamos desenvolver diversas habilidades para conseguir vencer tal desafio. Os projetos, portanto, bem elaborado e organizado de forma a atender a diversidade, proporcionará meios de transformar as informações em conhecimento, tornando o aluno protagonista do seu próprio aprendizado, indo além dos muros escolares.

    ResponderExcluir
  6. Através dos projetos os jovens tornam protagonistas no processo ensino aprendizagem, adquirem autonomia para aprender, as aulas são mais interessantes com mais participação e envolvimento de todos.

    ResponderExcluir
  7. O trabalho com projetos prorciona ao aluno ser o agente de todo processo de aprendizagem. Por serem flexíveis os projetos vão se construindo durante o percurso, os alunos podem fazer pesquisas, trabalhar em grupo, tomar decisões, reflexões, ações, avaliações desenvolvendo a autonomia necessária para que eles aprendam sempre. A tecnologia é ferramenta indispensável, o mundo globalizado onde os alunos tem acesso a tantas informações cabe ao professor ser mediador para transformá-las em conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. O trabalho com Projeto é um instrumento primoroso para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a inserção, adequação e adaptação do aluno, ser humano, às demandas do Século XXI.
    Ao propor o trabalho com Projeto, estabelece-se uma relação articulada entre todos os participantes constituintes do mesmo, num ambiente enriquecedor e significativo regado a situações de aprendizagem inovadoras e estimuladoras do trabalho colaborativo, da superação dos desafios inerentes aos objetivos e motivadora da interdisciplinaridade, interação entre os participantes e promovedora de conquistas e vitórias incríveis.

    ResponderExcluir
  9. Os projetos pódem contribuir claramente no meu trabalho com meus alunos, pois ajudam a desenvolver os conteúdos curriculares com maior interesse e motivação pelas aulas, tornando-as mais interativas,criativas, enriquecendo as estratégias através do uso das tecnologias e desenvolvendo as habilidades do seculo XXI fazendo-os encarar novos desafios trabalhando assim processos de pensamentos complexos, com compreensão, empatia e tomada de decisões...

    ResponderExcluir