sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Módulo 4

Professores,

Mais uma etapa vencida!

Chegou a hora de refletir sobre o Módulo, respondendo as seguintes questões:

•Como a criação de um exemplo de aluno pode ajudar-me a esclarecer as minhas expectativas para a unidade e melhorar meu plano de ensino?

•Como posso garantir que os alunos atingirão os objetivos de aprendizagem quando criar seus projetos de aluno?

Aguardo sua participação!

Braz

11 comentários:

  1. A criação de um exemplo de aluno pode ajudar-me quando através do mesmo eu consigo visualizar no meu Plano de Unidade se os alunos estão no centro do processo de aprendizagem, se o mesmo foca em importantes objetivos de aprendizagem alinhados com os conteúdos e como os alunos demonstrarão sua aprendizagem e quais ferramentas poderão utilizar para demonstrar a aprendizagem.

    Eu posso garantir que os alunos atingirão os objetivos de aprendizagem quando perceber que através dos projetos os alunos caminham para o desenvolvimento de atividades que os levem a pesquisarem e interessarem-se pelo assunto; que estão refletindo sobre o tema abordado, que esteja promovendo sua autonomia e auto-reflexão sobre suas atitudes e valores, proporciona trabalho colaborativo e desenvolva sua competência na socialização de idéias, que esteja promovendo seu protagonismo juvenil; habilidades e competências tão necessárias para o século XXI .

    ResponderExcluir
  2. Quando nos foi solicitada a criação de um exemplo de plano partindo da visão de um aluno, a mudança de visão por si só se constituia num exercício interessante de construção. Assim, depois de criarmos o plano sob esse aspecto, pudemos estabelecer uma relação comparativa entre os dois planos, com a perspectiva de evidenciarmos pontos que poderiam ser modificados, melhorados, acrescentados, suprimidos para que o trabalho final alcançasse a qualidade desejada e esperada.

    Esse exercício aliado aos objetivos do curso e às habilidades e competências essenciais para o século XXI, podem se constituir numa garantia de que o aluno vá conseguir atingir seus objetivos de aprendizagem. Penso que meu papel enquanto mediador da aprendizagem pode ser um fator relevante para a conquista do aluno, sempre estimulando-o e incentivando-o para sua autonomia, desenvolvimento de suas potencialidades, engajamento e desejo por mudanças e transformações.

    ResponderExcluir
  3. A criação de um exemplo de aluno pode ajudar a analisar e avaliar como está caminhando o projeto, se está acontecendo progressos na aprendizagem, interesse pelo assunto, se os alunos estão exercendo as responsabilidades e tarefas estabelecidas a cada um ou a cada grupo, trocando idéias entre seus pares, criando e desenvolvendo habilidades para estruturar, analisar e resolver problemas que ocasionalmente surgem durante o período de desenvolvimento do projeto, levando assim a avaliar e replanejar algumas atividades e remodular as idéias e opiniões.
    A garantia que temos de que os alunos atingirão os abjetivos de aprendizagem virá no decorrer do projeto, quando estes demonstrarem o desenvolvimento de racíocinios próprios e profundos, integrandoe criando informações variadas e adaptando-se aos vários papéis, trabalhando produtivamente com seus pares e demonstrando habilidades de agir com responsabilidade e discutir com a comunidade diferentes contextos sobre o assunto do projeto.

    ResponderExcluir
  4. A criação de um exemplo de aluno pode ajudar-me a fazer o exercício da reflexão-ação-reflexão, quando eles desenvolvem as atividades com interesse. Assim, consigo compreender se os objetivos e estratégias escolhidas foram eficazes, e se a troca e interação dos alunos estão contribuindo para reflexões e discussões que favoreçam o crescimento na aprendizagem.
    O compromisso, a realização das atividades, a interação com o grupo e as inferências, demonstram a efetivação ou não da aprendizagem, cabendo ao professor mediar as mudanças de estratégias e avaliação.

    ResponderExcluir
  5. Milton
    Fica bem nítido que toda minha expectativa seja projetada sobre esse exemplo de aluno no intuíto de melhorar meu plano de ensino. É muito importante ter a coragem e saber explorar todas as habilidades e competências que verdadeiramente são indispensáveis na melhoria de qualquer projeto. Não explorar as tecnologias do mundo moderno deste século, é renunciar o avanço do conhecimento que flora diariamente em nossa vida.

    A garantia da conquista dos objetivos da aprendizagem virão através do desenvolvimento do plano, proporcionando ao aluno a oportunidade do mesmo protagonizar seu próprio conhecimento, buscando criar hábitos de estudos e prazer na execução das atividades.

    ResponderExcluir
  6. Na medida em que crio um exemplo de um aluno, posso criar novas expectativas a respeito do meu plano de unidade e cada novo passo posso aperfeiçoa-lo e reletir sobre a aprendizagem que esses novos caminhos podem proporcionar aos alunos.

    No desenvolvimento da aprendizagem torna-se fundamental colocar o aluno como protagonista de seu aprendizado, ou seja, um aluno ativo e não passivo, para isso o desenvolvimento de novas habilidades e competências é muito relevante para que esse adquira autonomia e assim também possa avaliar o seu próprio desenvolvimento, ou seja, interagir com sua aprendizagem, dessa forma caberá ao professor apenas o papel de mediador do conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. A criação de um exemplo de aluno facilita o trabalho de acordo com as necessidades do século XXI , ou seja o educando na centralidade do processo ensino aprendizagem, e com este pensamento eu posso melhorar meu plano de unidade, orientando para pesquisas e saber socializar as experiências adquiridas melhorando a qualidade de ensino e aprendizagem.
    Posso garantir que os alunos atingirão os objetivos de aprendizagem sendo mediadora, favorecendo o desenvolvimento das competências/habilidades necessárias, estimulando, orientando e disponibilizando toda a tecnologia presente na escola para que consigam a autonomia tão necessária para o bom desempenho.

    ResponderExcluir
  8. Criar um exemplo de aluno foi uma experiência interessante. Quando o professor age como mediador oferecendo meios para que o aluno seja agente de sua aprendizagem, assim, podemos ter certeza que o desenvolvimento das competências e habilidades acontecerá de fato.
    Para que os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem é necessário que seja protagonista, levá-lo a pesquisas, discussões, trabalho em grupo, reflexões, estimulando a enfrentar os desafios, buscando resolver situações-problema, proporcionando assim ao desenvolvimento da tão esperada autonomia.

    ResponderExcluir
  9. Olá Pessoal. Boa tarde a todos!

    - Através da criação de plano de unidade, sob a perspectiva do aluno, pude fazer antecipações de dúvidas e questionamentos que pudessem surgir no decorrer do projeto; refletir em possíveis estratégias para envolver os alunos com necessidades especiais nas atividades, selecionar tecnologias adequadas, planejar avaliações. Enfim, fazer alterações necessárias para melhorar meu Plano de Unidade e alcançar os objetivos propostos.


    - Posso garantir que meus alunos atingirão os objetivos de aprendizagem quando criar seus projetos aplicando a avaliação formativa, pois é através dela que estarei acompanhando, refletindo e agindo pontualmente nas dificuldades que surgirem durante o processo.

    ResponderExcluir
  10. Criar um exemplo de aluno é muito importante, pois direciona nosso plano de unidade, ou seja , ele se torna um norteador no processo ensino/aprendizagem. Neste processo, a mediação do professor se faz necessária, promovendo desafios, debates, pesquisas, reflexões, proporcionando o desenvolvimento de competências e habilidades através do protagonismo em busca de sua autonomia e sucesso na aprendizagem

    ResponderExcluir