quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Módulo 5

Queridos Professores!

O que esse módulo representou para a nossa prática de ensino e avaliação, pensando nas seguintes questões:

Como eu avalio a aprendizagem do aluno?

Como envolvo meus alunos no processo de avaliação?

Reflitam sobre o tema e comentem as ideias dos colegas.

Participem!

Braz

9 comentários:

  1. Para uma avaliação que possa avaliar a aprendizagem do aluno, é necessário que o professor tenha presente a necessidade da avaliação durante o ciclo do aprendizado: a avaliação antes do ensino, que irá definir as necessidades do aluno, à partir da experiência prévia do aluno; avaliação durante o ensino, que poderá incentivar autonomia e a colaboração; monitorar o progresso do aluno e verificar a compreensão e estimular a metacognição. Os professores podem perceber o desenvolvimento das capacidades dos alunos e como progridem seu raciocínio e compreensão sobre o conteúdo estudado. De posse dessas informações o professor pode melhorar seu ensino, revisando conceitos antes de prosseguir em atividades programadas para dar sequência ao aprendizado; avaliação depois do ensino, que permite mostrar ao professor o que os alunos aprenderam, para que o professor possa abordar outros conteúdos.São avaliações que exigem que os alunos demonstrem entendimento e conhecimento adquiridos, que permitem aos alunos avaliar seu próprio aprendizado através das diversas oportunidades que tiveram para construir seu conhecimento e desenvolver seu aprendizado.

    Avaliação é hoje, uma prática comum nas salas de aula. Os professores estão sempre recolhendo informações sobre o que e como seus alunos aprendem. Todo professor deve saber que cada aluno é diferente e que todos têm seus pontos fortes, suas personalidades. Quando os alunos planejam e executam tarefas de desempenho, mostram o quanto conseguem aplicar do que aprenderam a situações reais. Tarefas como relatórios, ensaios, apresentações, performances artísticas e demonstrações permitem que os alunos mostrem o que aprenderam sobre o conteúdo, sobre trabalhar com colegas, sobre raciocinar e sobre seus próprios processos de aprendizado.
    Em vez de pensar em como explicar determinado conteúdo, o professor pergunta “que tipo de atividade posso pedir que meus alunos realizem, e que me mostrará o que eles entenderam sobre o conteúdo”. O professor é apenas mediador, como um meio para o aprendizado final do aluno.Todo professor que promove a aprendizagem autônoma consegue fazer com que seus alunos sejam curiosos, encarem os problemas como desafios, que sejam persistentes e independentes. O professor pode envolver seus alunos em atividade de auto avaliação e reflexão, comentários dos colegas, observação dos grupos e desenvolver estratégias de avaliação.

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  2. Um significado da avaliação, ainda muito presente nos discursos e nas práticas docentes, remete a avaliação à aferição de rendimento. Esse tipo de avaliação, pontual e estanque tem sido muito usado como instrumento classificador e selecionador de indivíduos, o que a torna excludente. Contudo a avaliação deve ter dimensão processual e diagnóstica da relação do ensino e a aprendizagem. O erro do aluno deve ser analisado para que o professor possa mediar a construção de novos conhecimentos. O resultado da avaliação deve ser usado como ponto de partida para as próximas atividades. Importante ressaltar que o professor não deve se excluir da avaliação, pois ela fornece informações relevantes sobre sua prática.

    O aluno é parte essencial no processo de construção de seu conhecimento, portanto é importante que ele saiba como está sendo avaliado pra que ele participe desse processo de maneira ativa, refletindo sobre seus avanços e dificuldades

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  3. A aprendizagem se constrói de forma interativa e nesse processo interativo também faz parte a avaliação que deve ser formativa, cumulativa, contínua e processual, com instrumentos diversificados e cotidiana para precisar a aprendizagem adquirida pelo aluno. A avaliação jamais deve ter a função punitiva ou apenas seletiva, pois ela é o ponto de referência para o professor direcionar a aprendizagem do mesmo. Ela também nos conduz a reflexão do nosso próprio trabalho, assim ela é fundamental para verificar a eficiência das estratégias utilizadas no processo ensino-aprendizagem.

    O aluno precisa conhecer como ele será avaliado mediante as atividades que desenvolverá, isso precisa estar bem evidente para o aprendiz.
    A avaliação precisa estabelecer um processo diálogico entre os elementos que nela estão envolvidos, o professor, o aluno, as estrategias de aprendizagem e de avaliação e o conhecimento.
    O aluno precisa entender a avaliação como algo que o conduz ao crescimento e o aprofundamento de seu conhecimento, e não como punição ou "castigo".

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  4. Eu avalio a aprendizagem do aluno estabelecendo referenciais de diagnóstico, execução ou processo e produto final. Tudo isso levando em consideração o estágio inicial, as intervenções de processo e a construção do conhecimento proposto para o mesmo. É necessário que saibamos o estágio em que se encontrava nosso aluno, o caminho que percorreu na busca da aprendizagem e finalmente o quanto ele avançou nesse processo.

    Eu envolvo meu aluno no processo de avaliação esclarecendo dúvidas e definindo as finalidades da mesma, sempre tentando trazê-lo para uma participação efetiva, estimulando e desenvolvendo o protagonismo juvenil, com a perspectiva de que ele se sinta responsável por sua aprendizagem, bem como, pelas ações e instrumentos que nortearão todo o processo avaliatório a que será naturalmente submetido.

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  5. Avaliar não é fácil, precisamos fazer da avaliação um importante instrumento para direcionar todo nosso trabalho. Quando considero os conhecimentos prévios, estou fazendo uma diagnose, para saber de onde começar, quais são as reais necessidades do meu aluno. Durante o desenvolvimento é preciso estar em constante avaliação, não só para aferir a aprendizagem dos alunos mas, planejar, replanejar, direcionar e redirecionar as atividades a serem desenvolvidas. Não podemos jamais usar a avaliação como forma de punir ou excluir os alunos. É necessário que ela também seja usada para nos avaliar, proporcionar reflexões sobre nosso papel de mediador da aprendizagem.
    Não existe avaliação sem aluno, é essencial que ele saiba, como, quando, porque e para que está sendo avaliado, somente assim ele se sentirá parte de todo processo.

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  6. AVALIAÇÃO
    É importante integrar os diversos tipos de avaliação às atividades do dia-a-dia na sala de aula, pois desta forma é possível produzir mudanças profundas no desempenho dos alunos e na função do professor de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de aprender dos alunos.
    Para envolver os alunos no processo de avaliação é de fundamental importância o uso contínuo da avaliação formativa, pois contribui para que os alunos não só recebem informações regulares e úteis sobre o progresso de seu aprendizado, como também estão ativamente envolvidos nas atividades que os ajudam a transformar o conhecimento em aprendizado que possa ser útil no seu cotidiano.

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  7. Foco a aprendizagem centrada no aluno, o que ele precisa aprender, por que e para que, suas necessidades e expectativas é que são levadas em conta. Ouço mais do que falo, apenas médio a interação dos alunos com questionamentos e recorto os conteúdos como meios de atender aos desafios da aprendizagem do meu trabalho.
    Uso questões de raciocínio e questões com respostas abertas, que estimulam a reflexão significativa e de nossas próprias experiências.

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  8. Penso que a aprendizagem não deva ser alguma coisa técnica.Envolve uma série de fatores relacionados à vivência, cultura e conhecimento e suas relações interpessoais. Procuro ser um professor que usa o erro do aluno como ponto de partida para possíveis conquistas na minha prática docente, favorencendo o educando em sua aprendizagem. A avaliação deve ser um processo mútuo de ação-reflexão-ação, então ela precisa ser compartilhada entre o educador e o educando.
    Através desses avanços os resultados aparecerão e todos serão beneficiados.

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  9. A Avaliação é um instrumento norteador para o educador no processo ensino aprendizagem com foco centrado na aprendizagem do aluno. No entanto, existem várias formas de avaliação para satisfazer nossas necessidades de ensino e de aprendizado dos alunos. Dentro desse contexto é importante integrar os diversos tipos de avaliação às atividades do dia-a-dia na sala de aula, pois desta forma, torna-se possível contribuir para o desenvolvimento da capacidade de aprender dos alunos buscando atendê-los de acordo com a diversidade e necessidade. Portanto, se faz necessário um processo contínuo de ação-reflexão-ação sempre buscando um ensino significativo e de qualidade.

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