Dominar a leitura , a escrita e os diversos conhecimentos do projeto é essencial para o sucesso dos alunos. Com o objetivo de proporcionar a todos os alunos uma educação inclusiva, é necessário analisar adaptar e estabelecer determinados fatores, rajustar ou modificar, para que os alunos supere as insuficiências ou dificuldades que apresentam em determinadas áreas. Como apoio nas dificuldades e diferentes aprendizagens temos que diminuir a distância entre professor e aluno, estabelecer lugares preferenciais que evidenciem uma boa capacidade de concentração, aumentar o incentivo através de contato físico, atribuir tarefas adequadas ao nível do aluno, dividir o trabalho em parcelas menores, recompensar ou reforçar positivamente o aluno, ajudar a mantê-lo mais motivado, permitir o uso de ferramentas de apoio, adaptar as avaliações com instruções em termos claros usando frases simples e curtas, dar ao aluno outros exemplos necessarios para não excluí-lo de maneira preconceituosa, é esse um dos grandes desafios para romper os paradgmas presentes nas peculiaridades das diversas aprendizagens dos aprendizes.
Aprendizes autonomos é ou deveria ser a meta de todo professor. Quando o aluno desenvolve esta habilidade, entende as maneiras pela qual aprende, usa estratégias apropriadas para realizar tarefas, solucionar problemas com sucesso. O uso de estratégias diferenciadas com atividades desafiadoras, respeitando as individualidades, os diferentes ritmos é a forma mais adequada para atender as diversas necessidades dos alunos.
A escola hoje, precisa formar seus alunos de maneira a capacitá-los à serem capazes de desenvolverem suas habilidades de acordo com o ambiente, visto que o mundo do século XXI exige um aprendizado contínuo. A principal meta da educação é ajudar os alunos a controlar e administrar seu próprio aprendizado. O professor precisa oferece aos alunos oportunidades para avaliar seu raciocínio, que lhe permitirá colocar em prática as capacidades necessárias para se tornarem aprendizes independentes e autônomos, sendo capazes de fazer auto-avaliação, produzindo alunos pensantes. Para que isto ocorra o professor deve apresentar critérios de avaliação transparentes, para que seus alunos saibam, como serão avaliados, ensinar hábitos e atitudes de colaboração e serem encorajados a não se esquecerem de suas metas de trabalho, avaliando sempre seu progresso no cumprimento de suas metas.
No cotidiano da sala de aula, quando o professor dá suporte às diversas necessidades dos alunos ensinado-os usar recursos do computador para acompanhar seu próprio progresso, contribui para melhorar as suas competências organizacionais. O professor pode ainda criar materiais de apoio para mediar o sucesso do aluno e que servirá para dar apoio a sua aprendizagem. Esse material de apoio poderá ser a orientação sobre criação de modelos de documentos, modelos de apresentação e formulários que permita que os alunos obtenham as informações que precisam, tenham maneiras diferentes de abordar o conteúdo, e que os alunos treinem, apliquem e ampliem o que aprenderam de variadas formas.
A autonomia do aluno precisa ser construida ao longo do processo ensino-aprendizagem, porém sao vários os fatores relevantes dessa construção. O trabalho desenvolvido pelos professores é de fundamental importância, pois o aluno do século XXI precisa ser um indivíduo agente de sua própria aprendizagem, ou seja, tem que ser protagonista desse processo. Estimular a busca de novos conhecimentos, aguçar a curiosidade, despertar o interesse à pesquisa, o uso das novas tecnologias são ações que a escola precisa desenvolver para tornar seus alunos autônomos.
Oportunizando ao aluno situações reais de aprendizagem, utilizando-se de metodologias diversificadas, interagindo com as novas tecnologias, possibilitando ao aluno situações de produção e criação, estimular o desenvolvimento de habilidades e competências, principalmente as leitoras e escritoras.
O grande desafio da Educação é capacitar o aluno para ter autonomia.Para isso o professor deve ser mediador da aprendizagem do aluno, deve desenvolver competência para fazer boas perguntas, fomentar discussões, promover a interação entre os alunos. Promover situações de aprendizagens desafiadoras, com objetivos claros e sequência didáticas siginificativas. O professor pode apoiar as atividades de seus alunos promovendo interveções pontuais, sinalizando o progresso e os pontos em que o aluno precisa melhorar e fazer da avaliação uma estratégia de aprendizagem.
Acredito que uma das possibilidades que tenho para ajudar meus alunos a se tornarem aprendizes autônomos é proporcionar a eles os recursos necessários para que possam se sentirem instigados, motivados e determinados a buscarem respostas para suas inquietações e dúvidas, ou seja, respostas para seus questionamentos.
Valorizando cada conquista alcançada. Motivando-os a continuarem suas buscas e, instigando-os a aprofundarem seus conhecimentos sobre os objetos de estudos em questão.
Eles aprendem melhor quando ensino as habilidades, conteúdos, estratégias que eles precisam para realizar tarefas desafiadoras e que necessitam da ajuda de pessoas mais experientes, pois não conseguem resolver sozinhos. Ajudo e oriento os alunos nas estratégias necessárias para o sucesso, e cada um dentro de suas necessidades para construir seus próprios fundamentos. De acordo com pesquisadores Bereiter e Scardamalia, ofereço exemplos dos alunos, criando estruturas para ajudar os alunos a monitorar seu próprio progresso; proporcionar aos alunos estratégias, tais como organizadores gráficos, para auxiliá-los a tornar seus processos de aprendizagem visíveis, para que possam ser discutidos e analisados.
A autonomia é o grande desafio da aprendizagem. Desenvolver essa habilidade, com sabedoria, imagino ser muito importante. O professor precisa oporunizar ao aluno este "recurso" aflorando suas habilidades e competências. Diante de mudanças tão rápidas e necessárias nos dias atuais, também se faz necessário criarmos alunos autonômos acompanhando a exigência de nosso mundo moderno. O aluno precisa de ser desafiado em sua aprendizagem, estimulando assim sua capacidade de resolver situações que surgem em sua vida.
Dominar a leitura , a escrita e os diversos conhecimentos do projeto é essencial para o sucesso dos alunos.
ResponderExcluirCom o objetivo de proporcionar a todos os alunos uma educação inclusiva, é necessário analisar adaptar e estabelecer determinados fatores, rajustar ou modificar, para que os alunos supere as insuficiências ou dificuldades que apresentam em determinadas áreas.
Como apoio nas dificuldades e diferentes aprendizagens temos que diminuir a distância entre professor e aluno, estabelecer lugares preferenciais que evidenciem uma boa capacidade de concentração, aumentar o incentivo através de contato físico, atribuir tarefas adequadas ao nível do aluno, dividir o trabalho em parcelas menores, recompensar ou reforçar positivamente o aluno, ajudar a mantê-lo mais motivado, permitir o uso de ferramentas de apoio, adaptar as avaliações com instruções em termos claros usando frases simples e curtas, dar ao aluno outros exemplos necessarios para não excluí-lo de maneira preconceituosa, é esse um dos grandes desafios para romper os paradgmas presentes nas peculiaridades das diversas aprendizagens dos aprendizes.
Aprendizes autonomos é ou deveria ser a meta de todo professor. Quando o aluno desenvolve esta habilidade, entende as maneiras pela qual aprende, usa estratégias apropriadas para realizar tarefas, solucionar problemas com sucesso.
ResponderExcluirO uso de estratégias diferenciadas com atividades desafiadoras, respeitando as individualidades, os diferentes ritmos é a forma mais adequada para atender as diversas necessidades dos alunos.
A escola hoje, precisa formar seus alunos de maneira a capacitá-los à serem capazes de desenvolverem suas habilidades de acordo com o ambiente, visto que o mundo do século XXI exige um aprendizado contínuo. A principal meta da educação é ajudar os alunos a controlar e administrar seu próprio aprendizado. O professor precisa oferece aos alunos oportunidades para avaliar seu raciocínio, que lhe permitirá colocar em prática as capacidades necessárias para se tornarem aprendizes independentes e autônomos, sendo capazes de fazer auto-avaliação, produzindo alunos pensantes. Para que isto ocorra o professor deve apresentar critérios de avaliação transparentes, para que seus alunos saibam, como serão avaliados, ensinar hábitos e atitudes de colaboração e serem encorajados a não se esquecerem de suas metas de trabalho, avaliando sempre seu progresso no cumprimento de suas metas.
ResponderExcluirNo cotidiano da sala de aula, quando o professor dá suporte às diversas necessidades dos alunos ensinado-os usar recursos do computador para acompanhar seu próprio progresso, contribui para melhorar as suas competências organizacionais. O professor pode ainda criar materiais de apoio para mediar o sucesso do aluno e que servirá para dar apoio a sua aprendizagem. Esse material de apoio poderá ser a orientação sobre criação de modelos de documentos, modelos de apresentação e formulários que permita que os alunos obtenham as informações que precisam, tenham maneiras diferentes de abordar o conteúdo, e que os alunos treinem, apliquem e ampliem o que aprenderam de variadas formas.
A autonomia do aluno precisa ser construida ao longo do processo ensino-aprendizagem, porém sao vários os fatores relevantes dessa construção. O trabalho desenvolvido pelos professores é de fundamental importância, pois o aluno do século XXI precisa ser um indivíduo agente de sua própria aprendizagem, ou seja, tem que ser protagonista desse processo.
ResponderExcluirEstimular a busca de novos conhecimentos, aguçar a curiosidade, despertar o interesse à pesquisa, o uso das novas tecnologias são ações que a escola precisa desenvolver para tornar seus alunos autônomos.
Oportunizando ao aluno situações reais de aprendizagem, utilizando-se de metodologias diversificadas, interagindo com as novas tecnologias, possibilitando ao aluno situações de produção e criação, estimular o desenvolvimento de habilidades e competências, principalmente as leitoras e escritoras.
O grande desafio da Educação é capacitar o aluno para ter autonomia.Para isso o professor deve ser mediador da aprendizagem do aluno, deve desenvolver competência para fazer boas perguntas, fomentar discussões, promover a interação entre os alunos. Promover situações de aprendizagens desafiadoras, com objetivos claros e sequência didáticas siginificativas.
ResponderExcluirO professor pode apoiar as atividades de seus alunos promovendo interveções pontuais, sinalizando o progresso e os pontos em que o aluno precisa melhorar e fazer da avaliação uma estratégia de aprendizagem.
Acredito que uma das possibilidades que tenho para ajudar meus alunos a se tornarem aprendizes autônomos é proporcionar a eles os recursos necessários para que possam se sentirem instigados, motivados e determinados a buscarem respostas para suas inquietações e dúvidas, ou seja, respostas para seus questionamentos.
ResponderExcluirValorizando cada conquista alcançada. Motivando-os a continuarem suas buscas e, instigando-os a aprofundarem seus conhecimentos sobre os objetos de estudos em questão.
Eles aprendem melhor quando ensino as habilidades, conteúdos, estratégias que eles precisam para realizar tarefas desafiadoras e que necessitam da ajuda de pessoas mais experientes, pois não conseguem resolver sozinhos. Ajudo e oriento os alunos nas estratégias necessárias para o sucesso, e cada um dentro de suas necessidades para construir seus próprios fundamentos.
ResponderExcluirDe acordo com pesquisadores Bereiter e Scardamalia, ofereço exemplos dos alunos, criando estruturas para ajudar os alunos a monitorar seu próprio progresso; proporcionar aos alunos estratégias, tais como organizadores gráficos, para auxiliá-los a tornar seus processos de aprendizagem visíveis, para que possam ser discutidos e analisados.
A autonomia é o grande desafio da aprendizagem. Desenvolver essa habilidade, com sabedoria, imagino ser muito importante. O professor precisa oporunizar ao aluno este "recurso" aflorando suas habilidades e competências. Diante de mudanças tão rápidas e necessárias nos dias atuais, também se faz necessário criarmos alunos autonômos acompanhando a exigência de nosso mundo moderno. O aluno precisa de ser desafiado em sua aprendizagem, estimulando assim sua capacidade de resolver situações que surgem em sua vida.
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