segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Módulo 6

Professores!!!

Vamos refletir sobre as seguintes questões:

  • Como eu posso ajudar meus alunos a se tornarem aprendizes autônomos?
  • Como eu posso apoiar as diferentes aprendizagens dos aprendizes?

Aproveitem para comentar as respostas dos colegas.

Braz

8 comentários:

  1. Dominar a leitura , a escrita e os diversos conhecimentos do projeto é essencial para o sucesso dos alunos.
    Com o objetivo de proporcionar a todos os alunos uma educação inclusiva, é necessário analisar adaptar e estabelecer determinados fatores, rajustar ou modificar, para que os alunos supere as insuficiências ou dificuldades que apresentam em determinadas áreas.
    Como apoio nas dificuldades e diferentes aprendizagens temos que diminuir a distância entre professor e aluno, estabelecer lugares preferenciais que evidenciem uma boa capacidade de concentração, aumentar o incentivo através de contato físico, atribuir tarefas adequadas ao nível do aluno, dividir o trabalho em parcelas menores, recompensar ou reforçar positivamente o aluno, ajudar a mantê-lo mais motivado, permitir o uso de ferramentas de apoio, adaptar as avaliações com instruções em termos claros usando frases simples e curtas, dar ao aluno outros exemplos necessarios para não excluí-lo de maneira preconceituosa, é esse um dos grandes desafios para romper os paradgmas presentes nas peculiaridades das diversas aprendizagens dos aprendizes.

    ResponderExcluir
  2. Aprendizes autonomos é ou deveria ser a meta de todo professor. Quando o aluno desenvolve esta habilidade, entende as maneiras pela qual aprende, usa estratégias apropriadas para realizar tarefas, solucionar problemas com sucesso.
    O uso de estratégias diferenciadas com atividades desafiadoras, respeitando as individualidades, os diferentes ritmos é a forma mais adequada para atender as diversas necessidades dos alunos.

    ResponderExcluir
  3. A escola hoje, precisa formar seus alunos de maneira a capacitá-los à serem capazes de desenvolverem suas habilidades de acordo com o ambiente, visto que o mundo do século XXI exige um aprendizado contínuo. A principal meta da educação é ajudar os alunos a controlar e administrar seu próprio aprendizado. O professor precisa oferece aos alunos oportunidades para avaliar seu raciocínio, que lhe permitirá colocar em prática as capacidades necessárias para se tornarem aprendizes independentes e autônomos, sendo capazes de fazer auto-avaliação, produzindo alunos pensantes. Para que isto ocorra o professor deve apresentar critérios de avaliação transparentes, para que seus alunos saibam, como serão avaliados, ensinar hábitos e atitudes de colaboração e serem encorajados a não se esquecerem de suas metas de trabalho, avaliando sempre seu progresso no cumprimento de suas metas.


    No cotidiano da sala de aula, quando o professor dá suporte às diversas necessidades dos alunos ensinado-os usar recursos do computador para acompanhar seu próprio progresso, contribui para melhorar as suas competências organizacionais. O professor pode ainda criar materiais de apoio para mediar o sucesso do aluno e que servirá para dar apoio a sua aprendizagem. Esse material de apoio poderá ser a orientação sobre criação de modelos de documentos, modelos de apresentação e formulários que permita que os alunos obtenham as informações que precisam, tenham maneiras diferentes de abordar o conteúdo, e que os alunos treinem, apliquem e ampliem o que aprenderam de variadas formas.

    ResponderExcluir
  4. A autonomia do aluno precisa ser construida ao longo do processo ensino-aprendizagem, porém sao vários os fatores relevantes dessa construção. O trabalho desenvolvido pelos professores é de fundamental importância, pois o aluno do século XXI precisa ser um indivíduo agente de sua própria aprendizagem, ou seja, tem que ser protagonista desse processo.
    Estimular a busca de novos conhecimentos, aguçar a curiosidade, despertar o interesse à pesquisa, o uso das novas tecnologias são ações que a escola precisa desenvolver para tornar seus alunos autônomos.

    Oportunizando ao aluno situações reais de aprendizagem, utilizando-se de metodologias diversificadas, interagindo com as novas tecnologias, possibilitando ao aluno situações de produção e criação, estimular o desenvolvimento de habilidades e competências, principalmente as leitoras e escritoras.

    ResponderExcluir
  5. O grande desafio da Educação é capacitar o aluno para ter autonomia.Para isso o professor deve ser mediador da aprendizagem do aluno, deve desenvolver competência para fazer boas perguntas, fomentar discussões, promover a interação entre os alunos. Promover situações de aprendizagens desafiadoras, com objetivos claros e sequência didáticas siginificativas.
    O professor pode apoiar as atividades de seus alunos promovendo interveções pontuais, sinalizando o progresso e os pontos em que o aluno precisa melhorar e fazer da avaliação uma estratégia de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que uma das possibilidades que tenho para ajudar meus alunos a se tornarem aprendizes autônomos é proporcionar a eles os recursos necessários para que possam se sentirem instigados, motivados e determinados a buscarem respostas para suas inquietações e dúvidas, ou seja, respostas para seus questionamentos.

    Valorizando cada conquista alcançada. Motivando-os a continuarem suas buscas e, instigando-os a aprofundarem seus conhecimentos sobre os objetos de estudos em questão.

    ResponderExcluir
  7. Eles aprendem melhor quando ensino as habilidades, conteúdos, estratégias que eles precisam para realizar tarefas desafiadoras e que necessitam da ajuda de pessoas mais experientes, pois não conseguem resolver sozinhos. Ajudo e oriento os alunos nas estratégias necessárias para o sucesso, e cada um dentro de suas necessidades para construir seus próprios fundamentos.
    De acordo com pesquisadores Bereiter e Scardamalia, ofereço exemplos dos alunos, criando estruturas para ajudar os alunos a monitorar seu próprio progresso; proporcionar aos alunos estratégias, tais como organizadores gráficos, para auxiliá-los a tornar seus processos de aprendizagem visíveis, para que possam ser discutidos e analisados.

    ResponderExcluir
  8. A autonomia é o grande desafio da aprendizagem. Desenvolver essa habilidade, com sabedoria, imagino ser muito importante. O professor precisa oporunizar ao aluno este "recurso" aflorando suas habilidades e competências. Diante de mudanças tão rápidas e necessárias nos dias atuais, também se faz necessário criarmos alunos autonômos acompanhando a exigência de nosso mundo moderno. O aluno precisa de ser desafiado em sua aprendizagem, estimulando assim sua capacidade de resolver situações que surgem em sua vida.

    ResponderExcluir