quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Módulo 7

Caros Professores !

Neste Módulo, foi discutido as formas de como gerenciar o Plano de Unidade,
pensando em todos os detalhes para sua implantação.

Reflita sobre as seguintes questões:

  • Como posso atuar como professor mediador em um ambiente de sala de aula centrado no aluno?
  • Como posso usar a tecnologia para apoiar a minha prática de ensino?

Bom Trabalho!!!

Braz

8 comentários:

  1. O professor mediador precisa desenvolver em seus alunos primeiramente uma atitude de aprendente, precisa saber como propor novas situações de aprendizagem que sejam desafiadoras aos seus alunos, e também precisa conhecer muito bem as necessidades de seus aprendizes, uma vez que trabalhamos com classes heterogêneas.


    As novas tecnologias contribuem muito para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e também é uma ferramenta essencial para apoiar a prática do professor. O uso de imagens, vídeos, ambientes interativos, desenvolvimento de pesquisas dentre outros são alguns exemplos que o professor pode utilizar para apoiar e aperfeiçoar sua prática em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. No ambiente centrado no aluno o professor gasta menos tempo dando informações, ouve e observa o desenvolvimento dos trabalhos de seus alunos. É preciso ser organizado e criativo para fazer intervenções pontuais. Através do uso da tecnologia criar ferramentas para coletar dados, interpretar e usar informações, guiar os alunos e ajudá-los a serem agentes de sua aprendizagem “aprender a aprender”.

    ResponderExcluir
  3. Um ambiente de sala de aula centrado no aluno deve ser um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. Para isso o professor deve propor trabalhos com projetos de pesquisas e resolução de problemas. O aluno irá buscar seu conhecimento e o professor irá conduzir a sua aprendizagem através de trocas de informação e interação entre os colegas. O professor debe propor atividades como debates, foruns, exposição de trabalhos de pesquisas, etc.
    As tecnologias são ferramentas indispensáveis para aulas centradas no aluno, pois elas irão promover a motivação, a criatividade e a autoestima.

    ResponderExcluir
  4. Dando explicações claras sobre o que eles precisam aprender, o feedback contínuo sobre os progressos relacionados com os objetivos de aprendizagem estabelecidos, e que eles consigam fazer uma auto-avaliação do seu próprio progresso. Quando a aprendizagem é centrada no aluno, avalio os alunos, os alunos avaliam-se uns aos outros, mas, eles avaliam a si. Esta habilidade permite que eles reflitam sobre a qualidade do seu trabalho e seus processos em formas concretas, capacitando-os a modificar suas estratégias de aprendizagem para tornarem-se mais eficientes e eficazes. Os recursos do computador ajudam acompanhar e verificar seu próprio progresso.

    ResponderExcluir
  5. - A falta de preparo do professor e a sua trajetoria na educação formal tende a criar professores desmotivados, na qual perdem o prazer de ensinar tanto quanto os alunos perdem o de aprender.
    Para que possamos ministrar uma boa aula é necessário que estejamos seguros em relação ao contéudo e como conduzir discussões produtivas e orientar processos de descoberta por parte dos alunos.
    Cada professor em sua prática diária de trabalho parende a conviver com sua sala de aula, percebendo a personalidade de cada grupo,a soma das individualidades acrescida das realidades de sua vida familiar, condição social e qualidade educacional anterior, etc. torna essas individualidades ainda mais complexas por isso para cada turma as abordagens devem ser diferentes.
    Para tanto é necessário conhecermos o perfil da classe compreendendo que não se pode exigir todas as respostas iguais, embora deva garantir, na multiplicidade de resposta igual qualidade.

    - A mediação está presente quando o profesor faz perguntas, dá devoluções aos alunos sobre as colocações e produçõe,problematiza o conteúdo com objetivo de colocar o pensamento do aluno em movimento e, também, quando estimula os alunos a dialogarem entre si sobre suas atividades.À medida que o ensino passa a ser entendido como um processo de mediação,o professor deixa de ser o centro do processo para tornar-se uma ponte entre o aluno e o conhecimento, esse processo pode ser adquirido por intermédio de tecnologias como a internet, blogs, wikis, e sites de informações.

    ResponderExcluir
  6. Em um ambiente de sala de aula centrado no aluno, o professor é o mediador, garantindo oportunidades para que os alunos desenvolvam habilidades e construam seu próprio conhecimento, que começa com o conhecimento prévio do aluno. O professor sabe que ensinar é um processo construtivo e os alunos trabalham em atividades e projetos relacionados a objetivos de longo prazo, voltados à construção de uma compreensão conceitual aprofundada e ao uso de procedimentos adequados. Os alunos sabem como serão avaliados e quais critérios serão utilizados; recebem retorno do professor e de colegas e têm várias oportunidades de monitorar a própria aprendizagem.

    A tecnologia pode ser utilizada para pesquisar, comunicar e elaborar conhecimento( imagens, vídeos, ambientes interativos, etc.).

    ResponderExcluir
  7. Com a chegada e implantação das novas tecnologias, não há mais distâncias. A globalização é fato e como professor preciso cada dia repensar minha prática pedagógica sempre visando uma educação de qualidade. Como professor sou um agente social que preciso desenvolver meu trabalho de conscientização, capacitação e formação de meu aluno, para que esteja preparado para explorar os benefícios da tecnologia, com interesse e aumentar seu potencial de aprendiz.

    ResponderExcluir
  8. Num ambiente de sala de aula centrado no aluno, posso atuar como professor mediador viabilizando uma interação significativa pautada nos questionamentos e feedbacks de diálogos atraentes e envolventes capazes de instigar o aluno a buscar as respostas, motivando-o a promover ações que contemplem as expectativas de aprendizagem desejadas para cada etapa do seu desenvolvimento cognitivo e escolar.
    Nesse processo a tecnologia se torna um instrumento valiosíssimo que possibilita a exploração de infinitos recursos pedagógicos, comunicacionais e interacionais que otimizam o tempo dedicado ao estudo e a aprendizagem.

    ResponderExcluir